O Rio Colônia.
O Rio Colônia é um dos maiores presentes que nosso Município de Itaju do Colônia possui, preservá-lo é um dever de todos.
Atualmente esse rio é explorado de varias formas, retirada de areia indevida, pesca fora da época adequada, desmatamento da vegetação das margens do rio, deposito de lixo e esgoto são os principais motivos para aumenta o risco desse rio ser extinto.
- Retirada de areia e corte da vegetação as margens do rio, faz que aumente o assoreamento que é quando os mais conhecidos barrancos começam a cair alargando o rio, e nós que moramos aqui temos visto isso acontecer frequentemente, as margens são áreas de proteção permanentes as chamadas App e são protegidas pelo Codigo Florestal Brasileiro lei 7.803/89 .
- Pesca fora da época pode trazer extinção as diversidades de especies que temos no rio pois se pescamos em época de reprodução estaremos diretamente intervindo no aumento daquela população. para as pessoas que vivem da pesca, nessa época existe um beneficio chamado bolsa pesca que esta previsto na LEI No 10.779, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2003. Art. 1o O pescador profissional que exerça sua atividade de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de parceiros, fará jus ao benefício de seguro-desemprego, no valor de um salário-mínimo mensal, durante o período de defeso de atividade pesqueira para a preservação da espécie.
- Jogar lixo nos rios além de ser falta de educação é um desrespeito com a água que mata nossa sede, que usamos para cozinhar, lavar e para higiene pessoal, e se tal ato estiver sendo praticado por entidades públicas os mesmos poderão ser punidos pelas autoridades competentes.
- Esgoto no rio é pior ainda, graças a Deus em nossa cidade á um sistema de saneamento básico que ainda precisa melhorar, sendo que todas as casas sejam estaladas no sistema e que a taxa absurda de 80% cobrada a população seja diminuída.
- É dever do povo se conscientizar pois o Rio Colônia alem de servir para todas nossas necessidades ainda nos proporciona diversão ao nos banharmos em suas águas.
- É dever do legislativo criar projetos com soluções para nossos problemas hídricos, e o executivo tem o papel de buscar meios para executar-los, se todos abraçar essa causa o Rio Colônia conseguirá atingir futuras gerações. Mas se não for assim, todos estaremos em maus lençóis a natureza sabe cobrar com juros os danos a ela cometidos.
poço do junco.
O rio de águas claras, cristalinas que nos refresca no qual a pedra preciosa cravada está.
Grita pedindo socorro pelo homem que o maltrata.
Ouve-se clamor: não me mate, não me polua, não arranque minhas arvores, não mate meus peixes!
Tudo o que eu tenho é para te servir independente de cor, raça, sexo ou religião.
Meu papel aqui nessa terra é matar sua fome, sua sede, regar suas plantações limpar seu corpo.
Será que mereço seu lixo?
Será que mereço seu esgoto?
Cuide de mim pois sem mim vocês não terão o conforto que tem hoje.
Canta a o Periquito, ouve-se também o Pintassilgo o Bem Tive te aponta.
A mata ou melhor o que restou dela, grita com seus abitantes, aquieta-te!
Ser humano cruel e malvado, que só visa o lucro e esquece de suas raízes.
do pó tu vieste e para la tu voltarás, tu fazes parte de mim, sou a natureza onde tu nasceste e de mim tu sempre precisarás.
Ass: Adalberto Aguiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário